quinta-feira, 30 de julho de 2009

Biografia de Zahrah ( Silvia Fasioli)




Dança do Ventre Tradicional e Gothic Bellydance

Zahrah iniciou seus estudos em 1987 com Ballet Clássico e Jazz. Conheceu a Dança do Ventre nessa mesma época, sua professora montou Fatamorgana e a Dança Oriental virou sua paixão. Estudou também Teatro, Canto, Música ( bom, isso não é dança mas ela considera de extrema importância em sua formação artística), Dança Moderna, Contemporânea, Flamenca, Cigana, Street Dance, Dança Afro e Danças Étnicas. As aulas de Dança do Ventre vieram somente em 1995, apesar de todo o seu contato anterior e aprendizado por vídeos. Sua experiência e aprendizado foram contínuos e efetivos, já que nunca deixou de lecionar ou de estudar por períodos muito longos. Conheceu o tribal em 2001, através da Cia. Halim, mas somente em 2006 passou a compreender o Tribal Fusion como nova possibilidade para ela. Começou a estudar efetivamente as técnicas em 2008, após o nascimento de sua filha.
Seus mestres na Dança Oriental foram: em aulas regulares Lulu Sabongi ( 2 anos), Soraia Zaied ( 1 ano e meio), Nájua ( aulas particulares), Jade El Jabel ( 1 ano), Mônica Fernandes ( aulas particulares), Fátima Fontes ( 6 meses), Nasser Mohamed ( folclore/ dabke) e Hayat El Helwa ( 10 meses), entre outros; através de workshops Merit Aton, Gisele Bomentre, Farida Fahmy, Rakia Hassan, Amir Thaleb, Yousrry Sharif, Hadia, Jillina, Saida e Mario Kirlis, Thaiane Suleiman, Mariana Quadros, Sharon Kihara, Arielah Aflalo, Mardi Love, Nanda Najla, entre outros.
Começou a dar aulas de jazz em 1993, de Dança do Ventre em 1996.
Zahrah acha que viver financeiramente da dança é um assunto polemico: “Para mim não foi possível, pois a dança exige um grande investimento de tempo e dinheiro. No fim das contas, acabamos gastando mais do que recebemos dançando. Então, minha sugestão pessoal é que se tenha uma segunda opção profissional. No caso, sou estilista, faço roupas para dança, e é desse trabalho que tiro meu sustento. Eventualmente, quando a situação aperta, até trabalho em outras áreas que nada tem a ver com dança, para manter a qualidade do meu estudo.”
Zahrah também dá dicas de como ser uma profissional de sucesso: “Em primeiro lugar, responder para si mesma: O que é sucesso? Até onde fama e sucesso andam juntos? Onde exatamente quero chegar? O que realmente importa para mim? Ter isso claro é o primeiro passo para traçar nossos objetivos. Muitas vezes sucesso significa fazermos um trabalho sério e comprometido com a Arte e com a Cultura, comprometido com nossos alunos e fiel a nosso estilo, e não necessariamente ser uma BDSS ou ter um selo.”
Para Zahrah, a dança não é brincadeira: “principalmente quando envolve uma cultura que não é a nossa e quando somos professores. Um professor é responsável por VIDAS, não importa se são adultos ou crianças, o impacto psicológico q exercemos sobre o aluno é fortíssimo. Estudar é a base, levar a sério, ninguém vai nos levar a sério se a dança é tratada por nós mesmos como a festa do caqui! Discrição, respeito ao próximo e bons modos também são pontos a ser pensados. Ninguém vai nos respeitar enquanto tiver bailarinas com atitudes infantis ou “nonsense” em público. Em primeiro lugar, respeitar a si mesma. Não ser hipócrita ou volúvel. Quem se dá o devido respeito transmite essa energia para quem está perto.”
– explica.


Zahrah por ela mesma:
“Tentando me ater ao lado “bailarina”, sou uma artista em constante transformação e evolução. Procuro passar isso para minhas alunas. Não existe verdade absoluta em nada, e manter a mente aberta a novas possibilidades é um dos ingredientes para essa evolução. Talvez o diferencial do meu trabalho, o ponto que me identifica, é ter a Dança do Ventre Árabe e o Gothic Bellydance em paralelo, fui uma das primeiras performers góticas, e acabei ficando conhecida por isso. Acredito que meu trabalho com o Gótico tenha perdurado tanto, apesar de todo preconceito e da falta de espaço, pela minha seriedade, pelo profundo embasamento em dança e pela sinceridade de meus sentimentos.
Como professora ( que é o que realmente GOSTO de ser, passar meu conhecimento pra frente é a maior das minhas paixões), busco respeitar as vontades e necessidades de cada aluno, não obrigando ninguém a ser ou não profissional, e muito menos uma cópia minha. Ajudar cada uma no caminho do autoconhecimento e enxergar os resultados é meu maior prêmio!”
– conta.

Sucesso à nossa querida Zahrah.
Contatos:

Telefone: ( 11) 9442 5077
Site ( em construção): http://zahrahluna.multiply.com

Um comentário:

  1. Melina
    Obrigada pelo "Espírito Tribal" que existe em vc!!! o Blog ficou lindo e a proposta é maravilhosa.
    Sucesso e luz pra vc, pessoa linda!
    Bjs....

    ResponderExcluir