terça-feira, 28 de julho de 2009

Biografia Aline Brito - Zahra Li


Zahra Li é bailarina profissional registrada no sindicato de dança do RJ, professora, coreógrafa e produtora de eventos/shows árabes. desenvolvo também o folclore árabe incluindo o dabke (folclore libanês, said, khaleege etc)
Formada em Serviço Social (UFRJ) e pós graduada em Gestão de recursos humanos (UCAM), fez por 10 anos. Mas dança há 9 anos no total, sendo que dança do ventre há 9 e flamenco 7 anos. Já dançou tribal, jazz, axé, e criou novas tendências de flamenco árabe. Há 3 anos dança profissionalmente a dança do ventre.
Zahra diz que acha possível viver profissionalmente da dança e é o que está tentando fazer.- ”Penso que qualquer área é possível sobreviver se você souber ir pelos caminhos certos. Conheço vários advogados falidos, assim como bailarinas que não só sobrevivem como ficam ricas. Assim como o advogado pode ser. Estou querendo dizer que para ganhar dinheiro, tem que saber produzir e saber promover o próprio trabalho. O problema da dança gira em torno do preconceito e da ignorância.
Pois as mesmas bailarinas que alegam não ter como sobreviver da dança, são as que tentam conciliar com outros trabalhos. E ai dançar só finais de semana não tem como produzir o necessário para o sustento. Mas se ao mesmo tempo sonha em viver da dança, então tem que fazer jus a só viver da dança. A única coisa que acho é que não tem como viver de show. Show é apenas um meio para promover seu trabalho e não sua sobrevivência. Para sobreviver da dança é preciso um conjunto: dar aula, fazer shows, coreografar e promover o próprio trabalho com divulgação. Tendo o próprio espaço e estudando/reciclando os conhecimentos todo o ano, o sucesso será apenas efeito da causa que foi feita. Penso que quando se tem o próprio estabelecimento e sabendo conduzi-lo com certeza haverá lucro, assim como satisfação, pois a pessoa terá a própria empresa e poderá crescer muito dependendo de tudo que investir no mesmo.”
– diz Zahra Li.

Ela também diz que para se tornar uma profissional de sucesso, é necessário 1º ter ética.
“Ter ética é saber falar dos profissionais sem levar para o lado pessoal. Quanto mais você destila veneno sobre alguém pior será seu ttrabalho. 2º é preciso muita determinação e persistência. Determinação porque sem ela a pessoa se abate e deixa a ansiedade falar mais alto. É preciso ousar, ir além e persistir é não desistir nunca, por mais que seja difícil o meio da dança. Mas qual meio não é?
3º Sem estudos, o sucesso pode até vir, mas estagna. O sucesso não pode ser um fim e sim um processo. Você alcança certo patamar e ao invés de se deixar levar pela lisonja, você percebe que tem muito ainda o que estudar e aprender. Viajar, conhecer outras pessoas do meio, ter várias professoras, fazer workshops, participar de grandes eventos para mostrar o trabalho e desenvolver-se como professora passando tudo o que aprendeu são formas sábias de conduzir-se no meio.”
– completa.

Sucesso,Zahra Li.

Contatos:
Aline Brito
Telefone: 76164077
e-mail: zahralidabke@bol.com.br
orkut: Zahra Li

Nenhum comentário:

Postar um comentário